Fashiontown

Guarda -roupa versátil - Blazer

Publicado em 12/09/2016 às 10h01

Essa peça coringa é um dos itens essenciais pra se ter no armário. Sabe aquela peça que dá uma pitada de elegância em um look extremamente informal? É essa. Ela traduz extamente o termo, “effotless chic”, ou seja, chique sem esforço. Na prática funciona assim, a dupla t-shirt com jeans que é um visual básico total, mas que, ao finalizar com um blazer muda completamente a cara daquele look relax para algo mais elaborado.

Os de cores neutras são as opções mais fáceis de combinar, como preto, azul marinho, chumbo ou cinza mais claro,  branco ou off-white, não que fique apenas neles, mas de princípio sim, como base do guarda-roupa.

São democráticos, versáteis, práticos, combinam com calças de alfaiataria, jeans, saias e vestidos. Ótimo aliado para office look. O comprimento pode variar acima da altura dos quadris ou abaixo. Os que estão e alta são os mais alongados. Pode ser usado tanto no lazer quanto no trabalho. Também combina em ocasiões mais sofisticadas, porém, saiba identificar essas situações. Para um evento mais formal como um casamento, por exemplo, pede-se tecidos mais sofisticados, portanto, aquele blazer de malha, linho ou algodão que se usa no dia-a-dia não é o conveniente, e sim, algo mais sofisticado, pode ser um blazer como o smoking de tecido mais nobre.

 

Lazer

Com a dupla t-shirt + jeans é perfeito, fica bem despojado. As cores dos acessórios dão o toque final.

Com a básica listradinha que combina com tudo. Dependendo da informalidade do ambiente de trabalho dá pra usar com essa malhinha, senão, é só trocar de camisa.

Outro look casual que também pode ser usado como office look se for permitido o jeans, claro, só troque os calçados.

 

Trabalho

Um ambiente mais formal exige peças de alfaiataria que transmitam essa linguagem.

Neste look se trocar a bolsa, está pronta pra um jantar ou coquetel

 

Outro look que se trocar apenas os acessórios, está pronto para um evento social

Veja a diferença.

 

Outro exemplo: as mesmas peças, outros acessórios

 

Social

Combinada com um vestido

Com um top de seda e acessórios imponentes fica sofisticado na medida certa.

 

O preto é uma cor que pesa. O monocromático desta cor fica sofisticado. Entretanto, é preciso contrabalancear com acessórios metalizados ou coloridos para que não fique um visual fúnebre, tipo Mortícia Adams. E se o seu cabelo for preto e longo, use-o preso.

Categoria: Acessórios, Clássico, Essencial, Looks, Moda, Sapatos, Work
Comentários (0) e Compartilhar

Guarda-roupa versátil - Calça de alfaiataria

Publicado em 05/09/2016 às 11h55

A calça de alfaiataria possui uma modelagem mais solta ou no máximo contornando os quadris, jamais o modelo deve ficar “colado” no corpo. A brasileira possui a cintura mais fina, portanto, quando a calça fica correta nos quadris, geralmente fica larga no cós, é normal e é um ajuste básico a ser feito. Não compre uma calça baseada na cintura e sim no quadril. Dê preferência às cores sóbrias e neutras como tons de cinza, azul escuro ou preto, pra depois tê-las em cores mais chamativas. Pode ter corte reto nas pernas, ou levemente aberta nas barras ou com pregas nos quadris afunilando nos tornozelos.

É um modelo democrático, veste bem todas as faixas etárias, valoriza todos os biotipos, deixa qualquer look elegante, é prático e versátil, uma vez que pode ser usado tanto no trabalho quanto no lazer, apenas mudando as composições.

Essa é a base do guarda-roupa, por isso que a maioria das cores escolhidas são neutras, com algumas exceções de calçados e acessórios. 

Lazer

A boa e velha t-shirt listrada combina muito bem com a calça de alfaiataria. O jaqueta jeans e o tênis fazem uma parceria perfeita.

 

O moletom fininho combinado com a calça dá um tom mais urbano à produção.

 

Aqui o colar dá um diferencial no look. Os acessórios só têm a agregar no conjunto. Vale o investimento.

 

Trabalho

Combinada com t-shirt de viscose ou seda, trench coat e mocasssim é um look perfeito. Elegante  na medida certa sem ser formal.

 

Inúmeras combinações com blusas diferentes

 

Caso há necessidade de emendar o trabalho com um jantar ou qualquer que seja o compromisso que não dá tempo de voltar pra casa e se trocar, já vá preparada e leve os acessórios certos. Note que peguei a mesma blusa e mudei os acessórios. Essa pequena mudança transforma o visual.

 

Social

Estilo rocker, uma t-shirt, jaqueta de couro e uma ankle. O colar dá o arremate certo.

 

 Algo mais refinado. Um top de seda com um casaqueto dão o tom do evento.

 

Observem que usei os mesmos acessórios e calçados do post anterior. Ou seja, escolhendo certo, você pode aproveitar muito bem todos as peças e acessórios do guarda-roupa. 

Categoria: Acessórios, Clássico, Essencial, Looks, Moda, Sapatos, Work
Comentários (0) e Compartilhar

Guarda-roupa versátil - Vestido básico

Publicado em 31/08/2016 às 18h28

Um guarda-roupa versátil e prático tem como base peças neutras e coordenáveis. Roupas que combinam com tudo ou quase tudo. Ficar pensando no que vestir, se as elas combinam ou não, é perda de tempo. De nada vale ter inúmeras peças que não combinam entre si, porém, ter um guarda-roupa enxuto mas funcional, sim!

Para se ter isso, é importante que invista em peças "chaves", que são peças básicas, clássicas e atemporais, de qualidade, ótimo corte e acabamento, isso também se refere às cores, é mais complicado combinar cores chamativas ainda mais quando não se tem prática. Esses detalhes fazem muita diferença. É a base, o início de tudo. E não é por serem peças básicas que tem que ser “boring”. Acessórios certos tiram qualquer look do marasmo. 

Aqui mostro as peças essenciais com várias coordenações em diferentes ocasiões.

O primeiro da lista é o vestido básico. É fundamental que a modelagem seja clean e atemporal, de uma cor neutra que pode ser preto, grafite, azul-marinho, off-white, ... enfim, escolha uma de sua preferência, de modelagem ajustada (não significa colada) ou solta, escolha um modelo que valorize seu tipo físico e cores que realcem seu tom de pele. Os acessórios e peças complementares é que vão dar a indicação pra que tipo de evento está indo, além de dar um charme na produção. E o vestido não pode ser de malha ( não se usa esse material em ambientes corporativos, no máximo uma blusa se o ambiente for informal), opte por um tecido mais estruturado, se tiver um misto de elastano, melhor ainda, dá a mobilidade necessária.

Vou mostrar algumas das inúmeras coordenações e estilos.

 

Lazer

Um almoço, cineminha ou um barzinho mais relax pedem looks descontraídos.

Com a boa e velha jaqueta jeans, prático e fácil. Combina com tênis, uma rasteirinha ou até uma alpargata. Pode acrescentar uma cor com um lenço no pescoço.

 

Outro composição com a jaqueta. Fresh e despretensiosa

 

Agora, se você curte cores vivas, esses acessórios coloridos mudam completamente a roupa

 

Ainda na sessão sem medo de ousar nas cores. Como você tem uma base neutra os acessórios coloridos criam interesse no visual e não brigam entre elas, pois as cores da bolsa e da sandália se encontram no maxi colar. Há uma harmonia no conjunto total.

 

Trabalho

Bolsas grandes ou médias, as coloridas levantam qualquer look ainda mais se o visual é discreto. Acessórios elegantes mas nada de excessos, evite jóias que fazem barulho ao se movimentar. Sapatos de saltos grossos dão mais estabilidade e conforto. 

 

Agora, se você não abre mão do scarpin de salto fino, no problem! Se o ambiente de trabalho é formal, um blazer bem cortado complementa qualquer look. Pra não ficar um visual pesado, muito escuro, as cores ficam por conta dos acessórios que finalizam o visual.

 

Esfriou?  Opte por um trench coat, é um clássico, deixa qualquer produção mais elegante. Coloque uma meia-calça e botinha de cano curto. É charmoso e moderno.

 

Social

Um restaurante refinado, um lugar badalado ou até um evento mais chiquetoso. 

Uma sandália poderosa, uma bolsa pequena ou uma clutch, são acessórios que precisam ter pra estas ocasiões mais sofisticadas. E as jóias ou bijoux mais vistosas fecham o look.

Essa produção faz um estilo rocker, porém chique! Uma jaqueta de couro, uma mini bolsa e um maxi colar pra arrematar. 

 

Um colar deslumbrante muda qualquer look. Uma sandália metalizada tem que fazer parte do guarda-roupa de toda mulher. É um coringa.

 

Um casaqueto sofisticado, bordado ou não, serve pra um evento noturno que pede um visual mais elaborado

 

Viu quantos looks dá pra fazer? É só usar a criatividade!

Categoria: Acessórios, Clássico, Essencial, Looks, Moda, Sapatos, Work
Comentários (0) e Compartilhar

T-shirt listrada Parte II

Publicado em 29/07/2016 às 10h29

Continuando com o tema das t-shirts listradas, que é uma peça fácil para montar looks básicos mas nada sem graça.

Agora mostro produções mais inusitadas, tanto em mix de estampas quanto em sobreposições, que podem perfeitamente ir para o trabalho com muito estilo ou simplesmente lazer. Pra quem tem um estilo mais criativo, arrojado e original, vai adorar essas ideias.

Sarah Rutson sabe tirar proveito desta peça tão básica com muito louvor. Combinadas com peças de alfaiataria, sobreposições, mix de estampas, cores e texturas saem do lugar comum. Pra quem não a conhece é a vice-presidente de compras da gigante Net-A-Porter.

 

Looks mais formais para o trabalho

Terninho com direito a colete. Um conjunto austero, formal, e combinada com uma peça informal dá mais descontração ao look

 

Nos dias de frio, com blazer preso por um cinto e casaco pesado por cima. Dependendo da formalidade do ambiente corporativo não dá pra ir de tênis, mas é só trocar por uma bota de cano curto.

 

Mix de estampa. Um blazer listrado por cima de um colete

 

Sobreposição. Um top sobreposto à listrada, blazer desestruturado e saia midi

 

Vestido sobre a t-shirt

 

Com casaqueto e calça clochard ( é uma calça de cintura alta, ligeiramente estreita na barra que pode ser dobrada ou não, com quadril folgado e pregas logo abaixo do cós, geralmente presa por um cinto)

 

Looks informal

Blazer, lenço, mix de colares de tecido brilhoso

 

Lazer

O toque a mais fica por conta dessa botinha colorida e o lenço estampado

 

A mesma botinha, a mesma t-shirt e um outro casaco

 

Com jaqueta bomber estampada

 

Mix de estampas

O listrado é considerado uma estampa neutra, ou seja, dá pra combiná-lo com outras estampas independente das cores

 

Mas caso você tenha insegurança quanto a isso, opte por estes recursos:

Estampas de duas cores iguais 

Ou...

Uma das cores é semelhante nas duas estampas

 

Imagens: Stockholm Street Style, Getty Images, Harper´s Bazaar, Sincerely Jules, Lovely Pepa

Categoria: Clássico, Essencial, Looks, Moda, Work
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN show|left show tsN normalcase fwR|bnull|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||
Facebook Pinterest Instagram Contato