Etiqueta corporativa – Festa de fim de ano da empresa

Publicado em 12/11/2017 às 15h21

Fim de ano é o período das festas de confraternizações, e uma delas é a da empresa. Embora seja um momento de descontração, e muitas vezes, ocorrer fora do ambiente corporativo, é melhor não exceder. É preciso entender que este evento não significa uma ocasião informal como outra qualquer, na verdade, é uma extensão do seu trabalho. Seus amigos de trabalho e seu chefe estarão presentes. Qualquer excesso será visto e comentado.

Para não correr o risco de ter sua imagem profissional manchada, siga alguns cuidados:

  • É importante prestigiar. Sua presença ou a falta dela pode demonstrar seu nível de interesse e comprometimento. Você pode até ser antissocial ou não fazer questão de participar, mas entenda que a empresa investiu tempo e dinheiro para proporcionar esse evento aos funcionários, portanto, retribua! Fique um tempo considerável e cumprimente seus superiores.
  • Dress code. Para as mulheres:  não é uma balada, portanto, não pense que é o momento apropriado de mostrar sua personalidade sexy, evite saias curtas, peças coladas, decotes e fendas profundas, roupas chamativas. Um vestido mais comportado na altura do joelho ou uma blusa combinada com saia ou calça, está perfeito! 

 

Para os homens: Mesmo se a empresa for mais informal evite as camisetas, é informal demais! Prefira uma camisa, não tem erro! Ou pode optar por uma pólo. Combine com um jeans ou uma calça de sarja. Nos pés, tênis ou mocassim. Caso o ambiente seja formal, opte pelo terno com ou sem gravata, dependendo do dress code exigido.

 

  • Não caia na tentação de ficar à vontade a ponto de extrapolar na bebida. Evite exageros. A bebida além da conta causa o maior estrago. Se não sabe beber socialmente, não beba!

  • Se houver mesa de buffet, não saia desesperado em direção à ela com medo de que não sobre o suficiente para você. E evite fazer uma montanha de comida em seu prato.
  • É um evento para ser agradável e descontraído, portanto, evite assuntos polêmicos e depressivos. Se você é piadista, cuidado para não exagerar e não ser inconveniente.
  • Se socialize, seja simpático e educado com todos, e evite falar de trabalho, a não ser que seu chefe toque no assunto. Mesmo que seja tímido, evite ficar num canto, se esforce, circule, e procure conversar com várias pessoas, aproveite para conhecer profissionais de outros setores.
  • Por ser um momento de descontração e alegria, não há problema algum em se divertir e dançar. Só tome cuidado para não se empolgar em coreografias mais ousadas.
  • Mesmo que a empresa permita relacionamentos entre funcionários, essa não é uma ocasião para demonstrar emoções mais calorosas. Se contenha!
  • Evite chegar atrasado e fique atento para não ser um dos últimos a ir embora.
  • Não leve penetras. Se o convite foi direcionado à você e mais ninguém, respeite!

 

Categoria: Etiqueta, Trabalho

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